quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Classicos do Rock -Jeremy

"Jeremy" é uma canção da banda amaricana Pearl Jam. A letra foi escrita pelo vocalista Eddie Vedder e a parte instrumental, pelo baixista Jeff Ament. "Jeremy" foi lançada em 1992 como o terceiro single do primeiro álbum do Pearl Jam, Ten, de 1991. Ela originalmente não entrou nas paradas da Billboard Hot 100, uma vez que não foi lançada como single comercial os EUA na época, mas um relançamento em julho de 1995 finalmente a trouxe até o número 79. Em 2004, a canção foi incluída no álbum greatest hits da banda chamado Rearviewmirror: Greatest Hits 1991-2003. Uma versão remixada da canção foi incluída na reedição do álbum Ten em 2009.

A música ganhou notoriedade com o lançamento do videoclipe (dirigido por Mark Pellington e lançado em 1992), ao qual passou inúmeras vezes na MTV e se tornou um hit. Em 1993, o clipe de "Jeremy" ganhou quatro MTV Video Music Awards, incluindo o de "Melhor Vídeo do Ano".

"Jeremy" está na tonalidade A, e frequentemente alterna o modo paralelo de maiores e menores. Ela apresente um uso proeminente do baixo Hamer de 12 cordas de Jeff Ament, que é a peça central da parte introdutória e final da música. A canção começa com um solo de baixo, e continua numa melodia calma até o segundo refrão, quando os vocais e guitarras gradualmente começam. No final, os instrumentos começam a ficar gradualmente mais baixos, até o ponto em que só se consegue ouvir a guitarra e o baixo de 12 cordas, como no começo da música. Ambos os instrumento tocam em uma tonalidade descrente, terminando com uma única nota

"Jeremy" é baseada em duas histórias reais. A inspiração principal veio de uma matéria de jornal sobre um garoto de 15 anos, Jeremy Wade Delle, nascido em 10 de Fevereiro de 1975, de Richardson, Texas, EUA, que cometeu suicídio com uma arma de fogo na frente de sua turma de Inglês, na Richardson High School, no dia 8 de Janeiro de 1991, pelas 9:45 horas. Em uma entrevista concedida em 2009, Vedder disse que ele sentiu que "precisava pegar aquela pequena notícia de jornal e transformá-la em algo-transformar em algo que causasse uma reação, transformar em algo maior."

Delle foi descrito pelos seus colegas de aula como "muito tímido" e era conhecido por sempre aparentar que estava triste. Após chegar atrasado na escola aquela manhã, foi dito a Delle que pegasse uma autorização na direção. Ele saiu da sala e voltou com um revolver .357 Magnum. Delle foi até a frente da classe, anunciou "Senhorita, eu peguei o que tinha ido buscar", colocou o cano da arma na boca, e puxou o gatilho antes que a professora ou alguém de sua turma pudessem fazer alguma coisa. Uma menina chamada Lisa Moore conhecia Jeremy da sala de suspensão: "A gente ficava trocando bilhetes, e ele falava da vida e coisas assim," ela disse. "Ele assinava todo os bilhete com, 'Responda.' Mas na segunda-feira, ele escreve, 'Até mais tarde.' Eu não sabia o que pensar daquilo. Mas nunca imaginei que isso fosse acontecer."

Quando perguntado sobre a música, Vedder explicou:

"Veio de um pequeno parágrafo em um papel, significando que você se mata e faz um sacrifício como forma de vingança. É só o que você vai conseguir, um parágrafo no jornal. Dezessete graus e nublado numa vizinhança suburbana. Esse é o começo do clipe, que é igual ao final do clipe, nada acontece … nada muda. O mundo continua e você se foi. A melhor vingança é viver e provar que você consegue. Seja mais forte que aquelas pessoas. E aí você poderá voltar".

A outra história na qual a música é baseada, envolve um estudante que Vedder conheceu no ginásio em San Diego, California. Ele contou mais detalhes em uma entrevista concedida em 1991:

"Quando eu estava no ginásio, em San Diego, Califórnia, eu conheci uma pessoa que fez a mesma coisa, só que ele não se matou, mas acabou dando uns tiros numa turma de oceanografia. Eu me lembro de estar nos corredores e ouvir a respeito, e eu realmente havia implicado com o rapaz no passado. Eu era um quinto-anista bem rebelde e acho que brigamos ou algo assim. Então é um pouco sobre um garoto chamado Jeremy e é também um pouco sobre um garoto chamado Brian que eu conhecia mas não sabia quem era...a música, eu acho que diz muito. Eu acho que chega a algum lugar...e muitas pessoas interpretam de forma diferente e foi só recentemente que comecei a falar a respeito do verdadeiro significado e espero que ninguém se ofenda e acredite em mim, eu penso em Jeremy quando canto".

"Jeremy" foi tocada ao vivo, pela primeira vez, em um show no Off Ramp Café, na cidade de Seattle, Washington, EUA, em 17 de Maio de 1991. Pearl Jam tocou a música quando se apresentou no seu Acústico MTV em 1992. Pearl Jam também tocou a música em sua apresentação no MTV Video Music Awards em 1992. A banda queria tocar a música "Sonic Reducer" da banda Dead Boys, mas a MTV insistiu que tocassem "Jeremy", tendo em vista que a música estava fazendo um sucesso estrondoso na época (A música foi lançada após o prazo final para a premição daquele ano.) Quase no final da apresentação, Vedder canta o primeiro verso da música dos Dead Boys, "I don't need no ... I don't need no mom and dad." (Eu não preciso... Eu não preciso de papai e mamãe).

PEARL JAM(MTV MUSIC AWARDS)




PEARL JAM(MTV UMPLUGGED)



PEARL JAM (O VIDEO ORIGINAL SEM CENSURA)









Nenhum comentário:

Postar um comentário